sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Noite da despedida do Bar do Tabajara

Bar do Tabajara encerra suas atividades depois de 49 anos.
Texto e fotos Adriano da Rocha
Família Feliciano a 49 anos no comando do Bar do Tabajara na Avenida Ester.

  A quinta-feira dia 27 de Outubro, ficara marcada na lembrança de muitos cosmopolenses.Nesta  noite foi feita a despedida do "Bar do Tabajara", com  direito até ao fechamento do quarteirão do bar na Avenida Ester para a realização da festa que teve inicio as 19:00 hrs. Uma grande reunião de amigos e boêmios comemorando a "triste despedida do Bar" que encerava sua pagina na  história de Cosmópolis. A festa foi animada com muito pop rock (estilo musical preferido pelo Tabajara e muitos clientes do bar) cantados pela dupla "Jack e Lemão", interpretando sucessos nacionais e internacionais do Rock. A festa reuniu mais de 800 pessoas (segundo a equipe do bar), todos amigos e clientes cativos do bar nesses 49 anos de história.O quarteirão do Bar ficou lotado, pessoas de todas as idades, pais, filhos e netos, gerações que cresceram frequentado o "Tabajara Bar", e na noite da despedida não poderiam faltar. Abaixo uma seleção de fotos que marcam o encerramento das atividades do  Bar do Tabajara, e a aposentadoria merecida, porém não  muito aceita, do querido Luiz Tabajara.
Luis Feliciano,o "Tabajara" e sua esposa.
   O prédio foi vendido pela família Feliciano este ano, e o prazo para entrega do barracão é a primeira semana do mês de Novembro. O Bar será demolido ainda este ano, para construção de um magazine de roupas e utilidades para o lar, que funcionará no local a partir de março segundo os novos proprietários. Na mesma Avenida foi derrubado o “Cine Teatro Avenida” no mês de Março, e já estão sendo negociados mais cinco antigos prédios históricos que possivelmente serão derrubados em 2012 para construção de novas lojas na Avenida Ester.
Fotos e fotógrafos registrando tudo não faltaram na noite de festa,todos registrando a despedida do tradicional bar .


A dupla "Jack e Lemão" cantando sucessos que embalaram a história do Bar nestes 49 anos.


























O estoque de cerveja foi renovado mais de 8 vezes nos 3 freezer do bar durante a festa.


Um pouco da História do Bar do Tabajara:
   O "Bar do Tabajara" foi inaugurado na Avenida Ester por Antonio Feliciano, que estava para se aposentar da "Usina Tabajara" em Limeira, onde trabalhava como chefe de turma na usina. Depois de procurar em Limeira um ponto comercial, acabou por acaso chegando em Cosmópolis onde comprou o "Bar Baloni" de Emilio Baloni, para o filho Luis Feliciano.Surgia em 12/02/62 o “Bar e Lanchonete Tabajara”, nome dado pelos clientes do bar para o menino Luis que vinha  com 16 anos da "Usina Tabajara" para trabalhar no bar.O sucesso e fama do bar,aconteceu por ser a primeira lanchonete oficial da cidade, fazendo vários tipos de lanches com hambúrguer, uma novidade na cidade onde os  bares e armazéns faziam apenas lanches de pão com mortadela ou salame. O bar  próximo do antigo “Cine Teatro Avenida” (demolido este ano) ,quando terminava as sessões do cinema muitos jovens e famílias paravam no local para saborear os lanches do Bar, feitos pelo Antonio (Tabajara pai) e Luis (Tabajara), tudo supervisionado pela exigente dona Aparecida Silvestrine Feliciano (Mãe), e sua filha Mafalda Feliciano (irmã do Luis), que faziam os famosos salgados do bar , os enrolados (presunto, queijo e tomate) feitos com massa de pastelcroquete de carne e o Camarão de mineiro (torresmo frito)....

  São 49 anos de muitas histórias para serem contadas e sempre relembradas.Em breve estaremos contando a todos do blog, com vídeos e fotos do acervo do Luis Tabajara, que se aposenta prometendo voltar em breve em um novo ponto, porém segundo Luis tabajara: “Vou descansar um bom tempo antes de enfrentar o balcão novamente, isso aqui foi minha casa, meu comercio, minha vida”.

Aguardem nova postagem...

Grupo Filhos da Terra

2 comentários:

  1. Já estou com saudades!Cresci frequentando este estabelecimento que não só vendia comes e bebes, mas sim, nos presenteava com muita alegria. Devido ao bom humor do Luizão!Até breve, Luiz!

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Rogério Siqueira, sou jornalista, tenho 46 e atualmente moro em Brasília-DF. Morei em Cosmópolis entre 1975 e 1980. Meu pai, José Carlos Nunes de Siqueira (era conhecido como Bigode), foi proprietário de uma fábrica de calçados na Avenida Ester, entre a Boutique Chamusca (cujo proprietário tinha um carro SP2, único na cidade, que todos admiravam) e a Farmácia da Srª Darcy. Após a fábrica de calçados "não dar muito certo" ...rsss, meu pai abriu um bar lanchonete e pizzaria chamdo BAR do BIGODE, na Rua João Aranha, em frente ao posto de gasolina do Orlando Kossia(não sei se a grafia do sobrenome está correta). Desta lanchonete tenho algumas fotos, se voces tiverem interesse, posso enviar por email (meu email é: rofagg@hotmail.com.

    Me lembro bem do Bar do Tabajara, pois, quando saiamos do cinema aos domingos a noite, eu e meu irmão parávamos no Bar para fazer um lanche e assistir aos gols da rodada ...

    Bons tempos !!! Tenho muitas saudades desta ótima etapa da minha vida aí em Cosmópolis-SP e tenho curiosidade em encontrar alguns amigos meus e do meu pai daquela época, entre els, alguns eu sei que já se foram, como o Sr Jair Kuhne, dono da padaria na Rua Campinas, o Sr Roland Krum, da imobiliária,outros não sei, como o Dário Miha, do posto de Gasolina, o soldado Joel ( na época ele era soldado) o João Spana, Odair Pivatto (desse eu tenho notícias, pois, encontro com o Zé Pivatto em SP e aqui em Brasília)

    Este ano planejo ir a Cosmópolis, para lembrar os bons e velhos tempos...

    Parabens a voces pelo belo blog

    abs

    ResponderExcluir